• A vida oferece muito mais motivos para agradecer.

  • Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre.

  • Toda a riqueza futura depende do labor atual.


  • Pelo esforço consciente e perseverante na auto educação, poderemos nos libertar das imperfeições.

  • O amor resume a doutrina de Jesus, é a essência divina que habita em todos.

  • Mais de 105 anos de perseverança e caridade, contamos com você. Seu apoio é fundamental para continuarmos levando esperança e acolhimento aos mais necessitados.

História do Gepec

Clique Aqui e Comece a Digitar

As primeiras manifestações espíritas no Brasil ocorreram entre 1853 e 1854, através das mesas girantes e falantes, quase ao mesmo tempo na Corte do Rio de Janeiro, no Ceará, em Pernambuco e na Bahia, alastrando-se por todo o País. Figuras proeminentes da Corte, generais, magistrados, historiadores, médicos, enfim pessoas de todas as classes sociais e atividades profissionais participaram dos movimentos.

 

Como se sabe - o primeiro centro espírita do mundo foi a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada em 1º de abril de 1858 por Allan Kardec.

 

Em Salvador, na Bahia, em 17 de setembro de 1865, Luís Olímpio Teles de Menezes fundou o "Grupo Familiar do Espiritismo", o primeiro agrupamento espírita organizado no Brasil, visando o estudo da Doutrina, prestar assistência social e divulgar o Espiritismo.

 

Decorridos, pois, exatos cinquenta anos da fundação do primeiro centro espírita do Brasil, um pequeno grupo de pessoas humildes e sensibilizadas com a doutrina espírita, na Cidade do Salvador, resolveram instituir uma sociedade onde pudessem desenvolver os princípios adotados por Allan Kardec.

 

Assim, no dia 20 de maio de 1915 é fundado o Grupo Espírita Perseverança e Caridade, o centro espírita mais antigo em funcionamento em Salvador, constando como seu 1º. Presidente João Henrique Martyr.

 

Decorridos 7 anos da fundação do GEPEC, os fundadores resolveram instituir uma escola particular, nas dependências do centro, objetivando proporcionar a alfabetização dos filhos dos seus sócios, cujas professoras eram pagas com as contribuições dos mesmos.

 

Fundou-se em 3 de abril de 1923, o Colégio Allan Kardec – com 91 anos de existência - em março de 1951 encontramos o GEPEC com a atual denominação Grêmio Espírita Perseverança e Caridade, tendo também o Colégio Allan Kardec alterado para Escola Allan Kardec.

 

Em 02/03/1998 ocorreu a municipalização da Escola Allan Kardec, mediante convênio firmado com a Secretaria Municipal de Ensino,  mantido até hoje, onde é atendida crianças na faixaetária de 07 a 14 anos, oriunda dos bairros da Federação, Alto das Pombas, Calabar e adjacências, funciona em turnos matutino e vespertino, atende um total de 242 alunos que cursam da educação infantil e 1ª à 5ª série do ensino fundamental.

Gostou do artigo?

Deixe uma avaliação e compartilhe em suas redes sociais.

Rating 4 (2 Votes)

Artigos relacionados

Outros artigos

Promoção social

Promoção social

Praticamente em todas as Casas Espíritas se encontram um ou mais grupos de profitentes da ...
Assistência aos idosos

Assistência aos idosos

Grupo Irmã Verônica assiste aos idosos em situação de vulnerabilidade e risco social. Aten...
Asistência a gestante

Asistência a gestante

Sala de Arte com Amor Maria de Nazaré Assiste a 120 gestantes em sua maioria adolescentes...
Atendimento social

Atendimento social

Diversos grupos de assistência para gestantes carentes, idosos com vulnerabilidade social....
Assistência Espiritual

Assistência Espiritual

Agenda dos Tratamentos Espirituais que ocorrem de terça a sábado. Vejam os horários:

Cursos

Eventos

Dezembro 2023
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31